Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tirando sua Dúvida sobre a Cirurgia

Meu Deus do céu , quanto tempo sem entrar no meu blog , mas entrei hem. Entao hoje vim aqui por que tenho varias pessoas que tem interesse em mudar de vida e tem algumas duvidas, lógico que nao sei tudo e nem tudo que sei são com bases medicas , mas vim aqui falar um pouco sobre o processo , e quero me colocar a disposição pra tirar todas as duvidas das mais idiotas as mais complexas dos meus colegas . Eu hoje estou pesando 73 kilos e operei com 95 kilos , muito Feliz . Leia abaixo e comente , aos amigos que tambem operaram de dicas importantes ,me corrijam no que for correto. ************************************************************************************* Ola amigas (os) que como eu tem sede de mudança, que como eu cansou de encontrar com pessoas na rua e ouvir : Nossa como você esta bonita(o), está forte , ou se passa como ponto de referencia , ali olha perto daquela gordinha , ai moça aquela gordinha simpática não veio trabalhar hoje . Fora entrar no ônibus e ver as pessoas torcendo o nariz , por a gorda(o) esta passando atrás dele , ou vai sentar do lado dele . E na hora de comprar roupa , as vendedoras olham para você dos pés a cabeça antes de falar qualquer preço , e antes do preço , dizem mas para o seu tamanho eu não tenho. Alias que tamanho você veste ? Chega uma hora que você nem sabe mais , pois usa tudo com elástico. Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Hoje eu vim aqui por ter recebido vários convites no face, varias amigas querendo saber como foi , como é , e o que acontece depois . Até ia colocar no face mas ficaria muito grande . OS 10 PRIMEIROS PASSOS QUE VOCE PRECISA SABER SÃO: 1- Por que você quer operar ? R: Quero emagrecer rápido, quero usar roupas mais transadas, estou doente,quero mudar minha vida radicalmente para o meu bem. Se a sua resposta é voltado para o lado estético somente , esquece a cirurgia não é para você, pra nunca mais engordar , esquece a cirurgia não é pra vc, para poder comer de tudo em quantidades mínimas se sentir satisfeita (o) e escolher para sempre o que comer de modo que você tenha que escolher entre comer 1 LANCHE DO MAC , completo não da mais você come ou o lanche , ou a batata, ou o refri , os 3 vc vai deixar um pouco de cada . A mudança é radical sim , mas se nao for assim vamos continuar sofrendo... Quer mudar ? 2- Primeiro saber o seu imc (índice de massa corporal ), com base nesse imc que será decidido se você pode fazer ou não a cirurgia .Para calcular o seu imc faça da seguinte forma : IMC= PESO 95 (Altura X Altura )(1.57x 1.57) (internet já tem formulas prontas para calcular ) Com esse resultado, você tem a seguinte leitura : Imc abaixo de 35 você não tem ainda imc para fazer a cirurgia de redução. Imc de 35 a 40 –(obesidade grau II) Você já consegue fazer cirurgia , desde que você comprove que tenha algum problema de saúde por causa da obesidade .(ex : pressão alta, apneia do sono, problema de coluna , joelhos e etc..) Imc acima de 40 – (obesidade grau III) Você já pode fazer a redução sem nenhum problema de saúde , já é obesidade mórbida 3- Seu IMC deu favorável, você precisa se preocupar em procurar o medico , GASTRO , esse gastro você vai decidir onde fara seu acompanhamento , se será por convenio (cada convenio tem um procedimento , ex Amil você faz um acompanhamento com uma equipe por 1 ano , Bradesco com pouco tempo você já opera , Unimed vejo as pessoas reclamarem da aprovação, mas aprova e é um convenio barato que acho que com 1 ano você já consegue operar)quando se faz pelo convenio cada um tem um procedimento. Já no SUS você precisa entrar no site da Ans e pegar maiores informações , sei que a fila demora um pouco , vejo o povo falar em media 2 a 3 anos , como também já vi pessoas dizerem que foi super rápido , depende da fila no Estado que você mora , acho que a menor fila hoje é no Rio de Janeiro. Vale lembrar que a cirurgia feita pelo SuS somente a aberta , não fazem por vídeo.E particular , já vi gente operar pelo particular com imc bem abaixo do solicitado , porem pagando bem que mal tem , quanto a valores a media cobrada é de R$ 18.000 a R$ 25.000, a cirurgia é feita do mesmo jeito e com os mesmos resultados do Sus e do convenio. 4- Descobriu o Imc marcou o gastro ele vai dizer se pode ou não , se sim ele irá solicitar uma monte de exames e laudos , os laudos cada profissional tem um procedimento para liberar . Os médicos que você irá visitar são : Endócrino , Nutricionista, Cardiologista, Dentista, Pneumologista, Psicólogo e Gastro, esses médicos devem ser muito bem escolhidos , pois você ira ter contato com eles por muito tempo , ou melhor para o resto da vida . Os Endócrina as vezes é pedido a curva do seu acompanhamento essa curva a endócrina coloca tudo que você já fez pra tentar perder peso e não tenha conseguido, tem endócrina que não concorda com a cirurgia e exige um acompanhamento com ela por uns 2 meses (por isso é bom pegar indicação de uma boa endócrina , mais na frente vou indicar os meus médicos ) A Nutri vai trabalhar com você sua alimentação antes de operar e depois , ela que vai cuidar da sua alimentação , você gostando ou não , e você não poderá fazer nada nada nada diferente do que esse profissional lhe passar.( não é fácil), a Cardio vai lhe pedir vários exames , enquanto não estiver do jeito que ela quer pressão regulada, batimentos perfeitos ela não libera o laudo , isso é importante de mais gente ,Dentista vai ver sua mastigação pois após a cirurgia você tem que mastigar muito, tirar raio x da mordedura e etc... A psicóloga essa vira nosso diário , essa profissional lhe ajuda muito antes de cirurgia e depois , você chora muito com ela , como sorri muito , e na hora da depre que bate ela quem lhe socorre , porem ela (e) que determina o tempo de acompanhamento precisa com ela antes da cirurgia , para liberação do laudo. Isso tudo além dos exames de sangue , ultrassom , endoscopia , respiração. Tudo pronto? 5- Marcar consulta com seu Gastro que será seu cirurgião e levar todos os exames, tanto pode demorar como pode ser rápido , porem não conheço ninguém que tenha operado com 1 mês, sempre mais tempo , eu comecei o meu procedimento em 07/12/2011 e operei em 24/04/2012 foram ai 4 meses para arrumar tudo, o seu cirurgião marca sua cirurgia , ai começa um misto de alegria , medo de morrer , arrependimento , felicidade , alegria , sonho , satisfação. ( viu como o positivo é maior ?). Ele agenda sempre com um prazo mais de 30 dias , para dar tempo de passar na pericia do seu convenio caso precise , a pericia é simples , olham os exames , lhe pesam, lhe medem , aferem sua pressão, conversa sobre suas tentativas sem sucesso de emagrecimento olha os laudos e pronto, liberado . 6- Tipos de cirurgia , você já deve ter conversado com seu médico sobre os métodos e ver o que é melhor para você : As mais conhecidas são : Sleeve , tira-se uma parte do estomago, o estomago fica em um tamanho maior que a By-pass, sem desvio de intestino , sem perder tantas vitaminas, dizem que cai menos o cabelo. By-pass , você isola dentro de você mesmo uma parte do estomago com grampos deixando um estomago bem menor , bem menor mesmo, porem com o desvio do intestino você perde muitos nutrientes dos alimentos , a queda de cabelo é fato que aconteça, vitaminas serão ingeridas para o resto da vida . Balão Gástrico, colocasse um balão dentro do estomago , infla o mesmo ocupando o espaço que seria da comida , fazendo com que a pessoa coma menos , porem esse balão é indicado para quem quer perder pouco peso , ou para que é extremamente obeso e precisa perder um pouco de peso para depois operar , pessoas muito obesas acima de 200 , 250 kilos a cirurgia começa ser de alto risco. 7- Preparar a família para seu novo estilo de vida , mostrar que para você sera melhor , poucas pessoas irão lhe apoiar , mas serão pessoas que te amam de verdade , pois não conhecem nada sobre a cirurgia e o pouco que sabem é de pessoas que morreram. Então sua mãe pode não querer ouvir falar só assunto , seu pai lhe ignorar quando fala , esposo achar que é frescura pq ele te ama do jeito que esta , irmãos que não entendem o pq você quer fazer isso, e colegas que acham que é frescura que você é relaxado (a) , que você esta gordo por que você quer , é só parar de comer que você emagrece , mas também aparecerão anjos que lhe apoiarão do começo ao Fim , que sabem que é para o seu bem, no meu caso quem me apoiou e cuida de mim como um bebe é meu marido, uma amiga muito especial também a Sandra nossa essa me ajudou e me ajuda sempre , e minha amiga do serviço a Glaucia tadinha nem sabia de nada mas me apoiando pra tudo, quando foi se aproximando minha Mae foi aceitando tadinha mas morrendo de medo de me perder , minha sogra e cunhadas morrendo de medo , depois que passou o processo o medo foi embora e era mimo de todo lado . 8 – Despedida da comida , eu fiz , mas isso é uma ignorância nossa , sabe por que ?Você vai poder comer de tudo depois porem com cautela , e ai da pra ver que todo acompanhamento com a psicóloga, e nutricionista você esta jogando para o Ar mostrando seu descontrole . Olha que ridículo minha despedida fui pra casa da minha sogra fiz uma mega feijoada , comi parecia que ia morrer , uma semana antes , 1 dia antes comi mac, tomei sorvete , comi pudim nossa , fui para cirurgia com a mente leve comi tudo q poderia sentir saudade . Quando vc opera nada disso faz mais sentido , tudo perde a graça o excesso lhe incomoda , ate o terceiro mês onde estou você come mais por obrigação, ainda estraga muita comida pq você ainda come com os olhos , arruma o prato com uma quantidade de comida que vc não ira comer jamais , ai vai tudo para o lixo, esse cuidado precisa ser tomado , fora que você tem um pouco de medo de fazer mal , de entalar com a comida , de engordar novamente , então comer como antes muito difícil. 9 – Ter consciência que a cirurgia naõ é definitiva se você não se ajudar , existem pessoas que engordaram tudo novamente , sabe por que ? pessoas que deixam de comer de 3 em 3 horas e quando comem preferem comer coisas rápidas tipo lanche, fritura coxinha , esfiha, refrigerante , sorvete , pão com alguma coisa gordurosa , volta seus hábitos alimentares que lhe levaram para uma mesa de cirurgia , ai nos perguntamos mas o meu estomago não esta pequeno ? se eu comer uma coxinha não vou engordar, vai sim , vai engordar sim , porem se você comer uma coxinha 1 vez a cada 30 dias você não vai engordar a ponto de voltar como era antes, eu criei um habito de pensar em tudo que esta no prato , tipo isso é bom , isso é ruim, porem já comi de tudo, porem sinto um peso de consciência enorme quando em vez de meio pão francês eu abro mão do mamão e como um pão inteiro. Quando você come a mais você sente um peso , dor , incomodo é ruim com isso você se adapta a comer pouco mas so coisas saudáveis . Posso comer feijoada ? posso mas em vez de comer orelha de porco , toucinho, e etc.. como hoje o feijão sem nada com arroz , couve , um pedacinho seco de bisteca e comi feijoada , posso comer lasanha ? posso mas não na semana da feijoada e não posso colocar arroz junto, e tenho que ver o tamanho da lasanha pois preciso ter na alimentação , lasanha massa = carboidrato, molho de tomate = industrializado =(0) carne moída = proteína , queijo =(proteína) presunto = embutidos evite , se possível tire o presunto. Carne de porco posso comer ? bem preparada bem fritinha seca sim, quanto menos óleo usar pra cozinhar melhor , carregou no óleo, sinto muito banheiro aqui vamos nós. Existem pessoas que falam que quem faz a cirurgia tudo que come já corre para o banheiro , pelo menos a meu By-pass não é assim , mas tudo que como o dia todo como reloginho no outro dia é eliminado, agora se eu exagerar em algo gorduroso ksksksksksks banheiro banheiro banheiro , gazes, gazes gaze, constrangedor , muito constrangedor então melhor evitar e isso para o resto da vida . Agora é regra tomar agua , é lei tomar agua , você precisa tomar muita agua , o dia todo em media 2 litros por dia , dizem que quem opera tem facilidade para dar pedra na vesícula , para quem nunca teve problema a falta de agua no organismo pode acarretar essa pedra na vesícula , e ai você vai passar por outra cirurgia quase da mesma forma , voltar toda dieta, então , tome agua , vai lá tomar agua antes de ler o px viu ksksksksk. 10- Tempo da cirurgia , isso varia de equipe médica , hospital e procedimento, minha cirurgia demorou 3 horas entrei no centro cirúrgico as 14:00 e sai 17:00 , cheguei no quarto as 18:00 , fiquei no hospital por 3 dias , com soro o tempo todo, tomando injeção na barriga anti coagulante, remedinhos no soro para gases que é muito forte , essa é uma dor péssima , a única dor que sentimos , incomoda muito. Muitas pessoas me perguntam sobre custos, os médicos exigem uma meia compressora anti trombose , alguns hospitais doam a meia , outro você precisa comprar , dizem que a media de preço da meia é de R$ 90,00 a R$ 180,00 , alguns médicos pedem cinta , eu não usei por que fiz por vídeo (videolaparoscopia) a maioria das pessoas que usam fazem a aberta . Essa sinta tem um custo de uns R$ 80,00 , alguns médicos indicam tomar uma injeção anticoagulante após a cirurgia , outros so tomam os dias que estão no hospital eu so tomei no hospital , cada caixa com 2 acho que é uma media de R$ 60,00 , minha amiga teve que tomar 15 após a cirurgia . Quando volta pra casa você so compra agua de coco (2 cx) gaitoraide (2 sabores diferentes ) chá, (claros , não pode ser mate ) gelatina (2 sabores ) pedaço pequeno de músculos , 1 peito de frango, peixe para o caldo, não compre nada além , o desperdício é grande você só toma 30ml a cada 30 min um copinho de café , e isso alguém lhe forçando a tomar , alguns médicos determinam essa dieta liquida por 15 dias outros 21 outros 30 , eu fiz 15.Apos esses 15 dias você já vai para pastosa , sopinha batida liquidificada coada , purezinho ralo de batata , cenoura , mandioquinha, ovo, por mais 15 dias , após esse período começa entrar comida solida . E assim sucessivamente . Pronto: Eu operei no hospital Edmundo Vasconcelos , fica prox ao metro santa Cruz, la eu passei com Dr Paulino que é o Gastro , difícil marcar com ele mas ligue e marque para a px vaga dele e vá tentando encaixe . ( Fone do hospital para agendar 11 50804000) Minha Nutricionista Dra. Katia, uma fofa de lá também só ligar e marcar . Minha endócrina – Dra. Regina também do mesmo hospital Minha Cardiologista – Dra. Silvana Minha Psicóloga – Dra. Dolores atende particular mas da recibo para reembolso segue telefone dela (11)7812-8040 pode falar que foi a Adriana que indicou ela é um amor de pessoa . Eu operei com 95 kilos imc de 38 , há 1 mês antes estava com 97 kilos , hoje com 3 meses estou feliz porem com algumas mudanças difíceis , hoje peso 74 kilos , eliminei 21 kilos , porem hoje perdi o prazer na comida , não tenho um pingo de vontade de comer , quando sinto fome , umas 5 garfadas eu já estou satisfeita , os olhos comeriam mais , mas o meu estomaguinho não aguenta , como sempre sentada ao levantar se como a mais sinto uma dorzinha para caminhar ate fazer digestão, eu fico bem se comer 2 colheres de arroz 1 de mistura, 1 de legume , e caldo de feijão, mais que isso já me incomoda , tomar liquido quando como não tem como , ou come ou bebe tem que escolher do que vc vai encher seu estomago , um copinho de refrigerante de festa hoje se eu tomar com agua antes do almoço não almoço , só após uma hora mais ou menos . Já comi chocolate da cacau show preferi o diet pra não encucar comi 2 quadradinhos e os outros 2 comi depois de 5 dias ,em fim eu sabia que isso ia acontecer . Lado bom hoje peso um peso já razoável , meu prato no self service hoje da R$ 4,00 reais , já almocei e comi salada de fruta de pois de 1 hora tudo paguei R$ 6,00. Estou mais saudável, já subo escadas correndo , fico de salto o dia todo da calça 50 visto a 44, já uso blusa P forma grande isso não tem preço. Porem também as coisas começam a ficar flácidas, os seios já caíram muito vestia sutiã 52 hoje visto 50 mas perdi muita gordura do seio, na parte interna da coxa bem flácido também, o thauzinho do braço também mole , e olha que eu não vou fazer plástica , estou na academia sofrendo pra enrijecer tudo já esta bem melhor graças a Deus . Quem opera tem a imunidade baixa , já tive começo de pneumonia , inflamação do seio da face, o cuidado pra não ficar doente é para sempre . Tomo Vitamina Centrum todos os dias para repor o que pode me faltar , fiz os exames dos 3 meses e so a ferritina esta baixa ao contrario de pessoas que fazem diet , precisamos comer carne vermelha todo dia ,muita carne mesmo. Eu estou muito feliz e quero te ver feliz também , pra isso quero que você , tenha esse blog ou meu e-mail pra tirar todas as suas duvidas, eu tive pessoas que me respondiam coisas mais idiotas as mais complexas eu quero ajudar como eu puder , porem não faça nada sem orientação do seu medico. Medo de morrer logico que eu tive , não por mim , mas por quem ficaria , medo da minha mãe recebendo a noticia , da minha irmã , do sofrimento do meu marido , nossa tudo isso vinha na mente , ai comecei procurar sobre mortes , o percentual de mortes na mesa da cirurgia são de 1% para 100 pacientes, esse1% para obesos mórbidos acima de 250 kilos, é muito mínimo mesmo , e se vc passou por uma equipe eles são responsáveis para o procedimento. Eu sou Cristã , e pensei assim perai eu levei 4 meses para fazer tudo será que Deus deixaria eu fazer isso tudo e me matar na mesa da cirurgia , será que ele não me ama ? por que faria isso pra mim? Um castigo por que ? Ai vi que eu não teria motivo pra não ser abençoada e vi que Deus não castiga ninguém quem busca nosso castiga somos nos , ele apenas não se mete , no começo eu orei e falei , pai se não for pra dar certo não deixe que eu prossiga , e com você faça da mesma forma , fale com Deus ou algo que você acredite e peça se for pra dar tudo certo me ajude , se não não deixe q eu consiga nada , lembre –se você terá varias lutas pra desistir ou para achar que Deus não é com você , seja sabia, ore e acredite ,não desista no caminho , pra ninguém foi fácil , por isso damos tanto valor. Tire suas duvidas vou postar fotos em breve para vocês . Um bj no coração da mulher que esta saindo do seu casulo aos poucos Adriana Carla Abreu Marcelino Ventura E-mail – adrianaabreuuventura@gmai.com.br Faceboock- Adriana Ventura MSN- adrianaabreuu@hotmail.com

3 comentários:

  1. Olá Adriana!
    Gostei mt de ler o teu relato...
    És uma mulher de força...Parabéns!
    Achei curioso não mencionares a banda gástrica no rol das cirurgias..
    Eu coloquei a banda há 2 anos...Passei dois anos de inadaptação...Quando a banda saiu pela 2ªvez do local, o médico aconselhou-me a tirá-la e fazer o bypass...Estava marcado para 3ª mas só deu para tirar a banda pk o estômago estava demasiado fragilizado para prosseguir para o bypass...Estou desiludida e apavorada pois o meu trabalho n m permite faltar muitos dias daqui a 2 meses (altura em que o médico diz que estará tudo ok) e pk fikei farta de cirurgias; o pior é que eu sou uma comedora compulsiva e sei que o peso vai subir em flecha...
    Vou apostar no acompanhamento psicológico e queria outra ajuda mas n sei k escolher (medicinas naturais, programas de substituição de refeições, etc)...
    Veremos como evolui a minha cabeça...
    Fiquei muito esclarecida c as tuas mudanças na alimentação com bypass...
    Beijinhos, obrigada, continuação de muito sucesso e saúde e as maiores felicidades

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, muito esclarecedor!
    Beijo e sucesso pra nós!

    ResponderExcluir
  3. Volte, mesmo que demorando, mas volte!
    Uhauhauahua
    Só faltou fotinha exibindo os seus 73 kg!

    Beijos Dri.

    ResponderExcluir